"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sábado, 31 de outubro de 2009

Pluralidade Cultural, um bem necessário...!


A diversidadade é inerente ao ser humano. Respeitá-la é portanto, uma questão de necessidade. Mas não basta! Mais que respeito, é preciso que as diferentes culturas se interrelacionem e dialoguem em paz. Só assim o processo de construção e evolução permanente das sociedades e das pessoas está garantido. Afinal, o que seria do Brasil sem essa tal de interculturalidade?! Com ela, todos têm a ganhar com a tolerância, o respeito e a reciprocidade.

Em entrevista para a revista Projetos Escolares, o professor Rafael dos Santos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) relata suas expêriencias e a importância do diálogo entre as culturas e como influência na realidade escolar.

Relata que existem vários termos quando falamos em diversidade cultural, como pluralidade cultural, interculturalidade e multiculturalismo. Nas aulas de Curriculo e Cultura da professora Eunice Nonato ao estudarmos conceito estruturante ficou esclarecido que Interculturalidade seria uma cultura interligada que o professor entrevistado complementa: “interculturalidade tem esse vies de se trabalhar pelo diálogo e sempre reconheço a impotância de se fazer intercambios” . Já o multiculturalismo caracteiza-se pela convivência de diferentes culturas (não interligadas) apenas como forma de mantê-las isoladas, sem um viés de cruzamento, de diálogo ou de mistura, assim como nos relatou a professora Eunice agindo somente com tolerância ao outro.


Cada um de nós tem suas pluralidades e vários aspectos que compõem o ser, faz parte da própria condição humana, seja da perspectiva do coletivo ou do indivíduo. E todo esse somatório de características, diferenças e interferências, é articulado a partir do livre arbítrio de cada um. É necessário que o pedagogo(a) em sua ação saiba como trabalhar a diversidade cultural, sempre utilizando da interdisciplinariedade para conscientizar á todos de que somente atráves da pluralidade teremos cidadãos que respeitem e valorizem as mais diversas culturas.

Autora: Kelly Jeziorski

domingo, 25 de outubro de 2009

Gênero, sexualidade e educação

Estamos realizando um seminário de estudos da obra de Guacira Lopes Louro Gênero, Sexualidade e Educação na disciplina de Educação e Gênero da professora Simone Dornelles onde já foram apresentados os seguintes assuntos:

- A emergência do Gênero e algumas questões fundamentais sobre o estudo das relações de gênero enfatizando o significado da palavra gênero, seu conceito, sua transformação e a identidade sexual. E foi apresentado também o documentário “Nem gravata nem honra”, onde revê algumas posições e questionamnetos de mulheres e homens destacando seus papeis em relação ao gênero do universo feminino.







Gênero Sexualidade e Poder: foi apresentado o filme “Das tripas coração”, sua narrativa é construída a partir do sonho de um interventor que chega a um tradicional colégio feminino para encerrar suas atividades e, nos cinco minutos em que aguarda a reunião decisiva, adormece e sonha com todas as mulheres, entre alunas, professoras e demais funcionárias, que percorrem os corredores da instituição. O filme se desenrola durante esses poucos minutos de sonho, quando esse homem se verá no cotidiano frenético da escola, ou melhor, no que ele imagina ser o cotidiano com todas aquelas mulheres: professoras histéricas e invejosas, adolescentes rebeldes, descobrindo a sexualidade e vivendo em um ambiente opressor, ele próprio componente das relações de poder que se desenvolvem ali.





-A Construção Escolar das Diferenças foi o assunto que o nosso grupo (Kelly, Thais, Liane e Carolina) estavamos encarregados de apresentar, ao desenvolver do trabalho foi surgindo muitas idéias e reflexões, então decidimos apresentar um filme comentado onde as discussões fossem levantadas de forma construtiva no decorrer do mesmo para a busca permanente do nosso conhecimento. O filme “Clube dos Cinco” nos mostra a relação de cinco adolescentes que em virtude de terem cometido pequenos delitos, são confinados no colégio em um sábado, tendo que escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, no decorer do dia começam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.
O debate nos proporcionou uma reflexão sobre a construção de generos que criamos em cima de nossos(as) alunos(as) e de como é necessário desconstruir alguns esteriótipos induzidos e reproduzidos na escola, tanto por professores(as), quanto pelos(as) próprios(as) alunos(as).




O gênero da docência: O Clube do Imperador conta a história de William Hundert (Kevin Kline), um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.
Devemos refletir em busca da transformação, nas práticas pedagógicas, principalmente dos trabalhos em grupo, pois a troca de conhecimento é essencial para o crescimento de todo ser humano.



Um filme muito tocante, que mostra um garoto que gosta e/ou pensa que é uma menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família deve então viver com a possibilidade de que ele seja gay e deve superar todos os transtornos que a situação gera, um filme que traz uma realidade, que muitas vezes não sabemos como agir, trabalhar as diferenças faz parte da formação do pedagogo.







Epistemologia feminista: Apresentado com o filme “O sorriso de Mona lisa” que faz um retrato minucioso da mentalidade dos anos 50, relativamente às mulheres. Todas aquelas expectativas de casar aos 20 e poucos anos, ter filhos e ser acima de tudo boa esposa, mãe e dona-de-casa foram postas de causa por Katherine, levando as suas alunas a fazerem as suas escolhas por sua livre vontade. A luta da mulher pra se libertar dos costumes, opressões e discriminação aos setores gerais da sociedade

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

E lá vamos nós e a centopéia...



No começo do 2º semestre, ao recebermos os planejamentos das aulas, percebemos que foi nos proposto a construção do BLOG, o que gerou um pouco de inquietação para alguns, mas já para nós não. Chegamos a conclusão que seria divertido, pois vivemos em um mundo de tecnologias, e por que não usa-las para abranger nosso currículo? falando em curriculo acho muito produtivo contar um pouco da nossa perspectiva e experências do curso, conversando com minhas colegas que estão compartilhando comigo esse blog percebi que todas tinham certeza que esta era a profissão que queiríamos seguir, até por nosso curriculo de vida,por exemplo a Kelly já é professora,outras dedicam cuidados aos familires, ou mesmo lidando com relações sociais.E ao longo do 1º semestres essa certeza só se confirmava. Tivemos a oportunidade de construir um portfólio, porém não foi tão fácil assim, esse portfólio tirou muitas noites de sono. Irei contar um pouco sobre o desenvolvimento dele: nossa escolha foi fazer uma centopéia, que era uma oportunidade de transformar um relatório em um trabalho criativo e divertido. E mal sabiamos o trabalho que daria, mas a cada avaliação orgulhávamos de nós mesmos, e então resolvemos continuar nossa construção, por isso a escolha do nome CENTOPÉIA CULTURAL.

Autora: Thais Lermen de Oliveira



Gostaria de colocar junto com as palavras da minha colega que, por alguns motivos pequenos não tive a oportunidade de fazer o portfólio da centopéia com a Thais e a Kelly, fiz com a Wanessa onde hoje não se encontra mais cursando pedagogia conosco mas acredito que por destino, no 2° semestre nós três começamos a ter mais afinidade e aproximação com isso passamos a fazer diversos trabalhos juntas o que resultou muita coisa boa e identificação.Falando do portfólio um pouquinho, digo que foi uma experiência muito boa onde pude aprender não somente com professores mas sim com colegas, agora com o BLOG acredito que será muito divertido, a tecnologia vem nos apresentando muitas novidades fazendo assim com que possamos explorar o BLOG fazendo dele um local de aprendizado, vai ser muito produtivo fazer o BLOG com minhas colegas Thais e Kelly e aguardem que iremos colocar muitas coisas interessantes no nosso blog.

Fica aquele abraço de urso! :D Priscilla Ramila.