"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Professor(a): Um articulador(a) do conhecimento



Professor(a) deve estar sempre em uma relação dialética com seus alunos(as). A troca de experiência entre ambos torna o ambiente educacional prazeroso e a relação de aprendizagem mais significativa. O Professor(a) deve se colocar como um facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, sendo assim um professor(a) aberto a indagações, demonstrando respeito ao tempo e as dificuldade de cada aluno(a). O erro deve ser encarado como uma motivação para novas aprendizagens, não podemos deixar de citar que o professor(a) deve avaliar seu aluno(a) de varias formas não somente pela forma escrita, mas também pela forma oral, suas atitudes em sala, sua participação em aula e etc. Trabalhando sempre na construção do pensamento critico de cada aluno(a).

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Avaliação Mediadora



A escola tem como objetivo preparar para a vida, levando em consideração não somente a teoria, mas também aspectos sociais de cada aluno(a). A relação professor(a) e aluno(a) deve ser dialogica e aberta a questionamentos, trazendo reflexões do cotidiano da comunidade. Acreditamos que o professor(a) através de sua de sua mediação constrói ou não a autonomia de uma criança, a cooperação entre professor(a) e aluno(a) é importante para a construção da autonomia. O educador(a) deve proporcionar aos alunos(as) a liberdade de expressar-se não somente através da oralidade mas utilizando outros meios, como o corpo os desenhos e a escrita. Acompanhando os alunos(as) fazendo registros diários de sua evolução e oportunizando através de retorno que o aluno (a) reflita e pense sobre o seu processo de construção.

Texto construido com referências na leitura do poligrafo, AVALIAÇÃO MEDIADORA, uma prática em contrução de pre-escola à universidade, de Jussara Hoffmann