"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

quarta-feira, 5 de maio de 2010




Nas aulas de educação e corporeidade, tivemos a oportunidade de vivenciar jogos, brincadeiras e sensações diferentes, nos remetendo ao mundo da criança. Trabalhamos com conceitos de cooperação, competitividade, individualidade, coletividade, jogos de regras. Baseado em fundamentação teórica, a partir de estudos de Vygotski, é possível afirmar que o brincar faz parte do aprendizado e é de extrema importância em todas as faixas etárias, até mesmo quando já adultos. Segundo o autor o jogo ocupa, na história do desenvolvimento da vontade infantil um lugar importante na história do desenvolvimento da reflexão. Todos os processos mentais se dão inicialmente como processos coletivos e, posteriormente, como processos internos do pensamento.
Com as atividades e jogos desenvolvidos pela professora Rossana, vivenciamos situações que muitas vezes passam desapercebidas quando estamos no papel de professor, inquietações, limite corporal e exclusão, percebemos assim a importância da observação e intervenção do professor para que haja inclusão de todas as crianças no ato de brincar.

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