"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

domingo, 23 de maio de 2010


Para uma escola democrática, com função social emancipatoria necessita-se de um planejamento e organização em todas as suas instancias. Visando:



O planejamento participativo,deve assumir um caráter processual, flexível, de ação e reflexão permanente, ou seja, possibilitando intervenções pedagógicas e adequações nos objetivos e nas estratégias de ensino durante a sua execução.Deve partir de um diagnóstico e estar em processo de avaliação constante. Segundo Libâneo o planejamento atende as seguintes funções; Diagnosticar a realidade da escola e definir objetivos e metas que compatibilizem a política e as diretrizes do sistema escolar, levando em consideração a realidade da comunidade.



Tipos de Planejamento:



Projeto Político Pedagógico

Segundo o artigo 12 da LDB o projeto político pedagógico, é o plano maior, onde se define o rumo e as políticas daquela instituição em processo permanente, determina também a elaboração de projetos pedagógicos, planos de ensino e planos de atividades.
É um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola através da participação de toda comunidade escolar, expressando as exigências legais do sistema educacional, bem como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar. Revela os modos de pensar e agir dos atores que participam da sua elaboração, expressa a cultura da escola e, ao mesmo tempo, contribui para transformá-la. Suas características fundamentais são considerar o que já esta instituído (legislação, currículos, métodos, conteúdos, instituindo estabelecendo e criando objetivos, procedimentos, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar.

“O projeto político-pedagógico pode ser comparado, de forma análoga, a uma árvore. Ou seja, plantamos uma semente que brota, cria e fortalece suas raízes, produz sombra, flores e frutos que dão origem a outras árvores, frutos... Mas, para mantê-la viva, não basta regá-la, adubá-la e podá-la apenas uma vez.”
Libâneo (2004, p. 152)”

Acreditamos que todas as escolas devem elaborar o seu Projeto Político Pedagógico baseado na realidade da sua comunidade, com a participação de todos, alunos, funcionários, pais, professores e equipe pedagógica, visando a busca da identidade da escola. Porem para que isso se concretize é necessário uma “desacomodação” geral, o que muitas vezes não acontece. E quando já pronto não pode ser esquecido na gaveta.




Planos de Estudo

Segundo o parecer N.323/99 , os planos de estudos, orientam as escolas na questões relacionadas ao currículo e na pratica do cotidiano,considerando a distribuição do tempo, conteúdos programáticos de cada componente curricular, sua relação com demais componentes curriculares e a maneira como em conjunto, serão capazes de contribuir para saúde, vida familiar e social, o trabalho, o meio ambiente e outros aspectos da vida cidadã.Ele não se limita a datas e listagem de conteúdos sendo mais abrangente, nele deve constar as finalidades, princípios, objetivos gerais da escola e a distribuição dos componentes curriculares, tornando-se o documento chave para montar o planejamento.

Nas aulas de didática planejamento e avaliação tivemos a oportunidade de explorar o texto Planos de Estudos de Ana Maria Veiga. Ao debatermos em sala de aula com orientação da professora Jussara Fernández, chegamos à conclusão que há uma compreensão equivocada, onde muitas vezes se entende que planos de estudos é uma simples listagem de conteúdos.



Projeto de Trabalho
Segundo Fernando Hernández no texto ” A organização do currículo por projeto de trabalho”, favorece estratégias para a elaboração do plano de aula. Para se fazer um projeto necessita de um conhecimento globalizado e relacional e são elaborados coletivamente e interdisciplinar. Os projetos de trabalho na escola são ferramentas que visam sintonizar o cotidiano escolar , currículo e o conhecimento prévio dos alunos. A escolha do tema deve ser em conjunto entre professor e aluno, partindo da curiosidade, podendo originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pelo professor ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro projeto.
“Os projetos de trabalho contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. (HERNANDEZ, 1998)”

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