"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sábado, 12 de junho de 2010


Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual Mundo Colorido.
Professor(a): Kelly da Costa e Thais Lermen
Turma: 3° ano
Data: 02/06/2010

Objetivo Geral: Relacionar as letras do alfabeto com palavras, frases e objetos utilizando as mesmas nas suas diferentes formas.

Objetivos específicos:
-Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo, atenção e memória;
-Estabelecer vínculos e resolver conflitos em situações de jogos e brincadeiras;
-Identificar e respeitar as regras de convivência;
-Explorar o ambiente com o corpo através da música;
-Identificar as letras do Alfabeto;
-Criar hábitos de carinho e cuidado com os colegas e professores.

Método: Serão feitas atividades que utilizem o corpo, a música e que possibilite a integração entre todas as crianças. O recurso do mural do alfabeto, foi confeccionado com o propósito de utilizarmos com criança autista.

Recursos:
Corpo
Mural do Alfabeto
Objetos diversificados
Caixa surpresa
Colchonetes
Obstáculos
Rádio/CD

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DA AULA

Tempo de aula: 45 min.
Parte Inicial: 10 min.
Rodinha Inicial: Será feita a apresentação das atividades, combinações gerais sobre o comportamento esperado da turma e motivação.

Aquecimento:
Imitando o alfabeto: Em roda com o corpo, as crianças deverão imitar as letras do alfabeto conforme o professor(a) irá solicitando. A atividade terá continuidade até o término de todas as letras do alfabeto. O professor(a) também poderá mudar a disponibilidade das crianças, andando livremente, em duplas e trios.

Parte Principal: 30 min.
Brincadeira Stop:As crianças estarão caminhando livremente pelo espaço delimitado pelo professor(a), será colocado músicas relacionadas ao alfabeto e quando a música parar todos deverão ficar estátuas. Em um certo momento o professor(a) solicitará para que as crianças fiquem em duplas/ trios e assim irá aumentando o grau de dificuldade da brincadeira e trabalhando a união do grande grupo.

Corrida do alfabeto: Dentro de uma caixa terá objetos diversificados, e será afixado na parede um mural com bolsos com as letras do alfabeto. As crianças estarão dispostas em uma fileira e seguindo a ordem da mesma, um de cada vez ao sinal do professor(a) deverão encaminhar-se a caixa surpresa pegar um objeto e dando continuidade ao percurso deverão chegar até o mural e colocar o objeto no bolso da letra que comece o mesmo. A brincadeira terá continuidade até que todas as crianças passe pelo percurso.

Parte Final: 05 min.
Fui ao mercado comprar: As crianças estarão sentadas em círculo e o professor(a) iniciará a atividade, escolhendo uma letra do alfabeto e falando algo que tenha no supermercado com a mesma, cada criança na sua respectiva vez deverá lembrar do que os colegas anteriores falaram e dar continuidade a brincadeira. Exemplo: A letra escolhida é B. Fui no mercado comprar Banana, Bolacha, Borracha e etc. A brincadeira terá continuidade até que todos participem e as crianças poderão estrar ajudando caso alguma das crianças esqueça os objetos ditos anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário