"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sábado, 12 de junho de 2010


Título: Sou parte do mundo!

Professoras: Kelly da Costa e Thais Lermen

Justificativa:

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

“Desde muito pequenas, pela interação com o meio social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.”
(RCNEI, vol. 03)

Nessa fase é importante que as crianças aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referencia para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar, o conhecimento exterior. Propiciar atividades que possibilitem aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivo Geral:

• Oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a auto-estima, promovendo que desenvolvem suas habilidades e competência socializando com pessoas que fazem parte do meio em que está inserida.
Objetivos específicos:
• Construir conhecimentos das partes do corpo e órgãos dos sentidos, identificando e nomeando-os;
• Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
• Conhecer a história e significado do seu nome;
• Identificar e escrever as letras do seu nome;
• Reconhecer a sua própria história e de sua família sentindo-se participante dela;
• Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar e suas as diferenças;
• Estabelecer relações de moradia família e escola;
• Conhecer as relações entre s seres vivos e o ambiente em que vive;
• Ampliar o vocabulário;
• Ler e interpretar imagens;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
• Registrar experiências vividas pelo grupo.
• Verbalizar suas vontades e desejos identificando suas preferencias em relação a tudo o que o cerca, a sua realidade;
• Registrar através do desenho o conteúdo de uma informação;
• Utilizar sucatas valorizando a reciclagem;
• Desenvolver a percepção, a imaginação e a criatividade criando histórias e registrar através do desenho o conteúdo de uma informação;
• Explorar livros de histórias infantis;
• Dramatizar histórias utilizando a forma corporal como veículo de expressão e fantasia;
• Desenvolver o raciocínio, a atenção e percepção através de brincadeiras lúdicas;
• Estabelecer vínculos e resolver conflitos em situações de jogos e brincadeiras;
• Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, através de atividades desafiadoras.

Conteúdos Conceituais:
• Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático
• Escrita e oralidade de seu nome;
• Família;
• Escola;
• Escrita espontânea
• Esquema corporal;
• Descobrindo o corpo;
• Órgãos do sentido;
• Higiene corporal;
• Equilíbrio;
• Alimentação;
• Cor e forma;
• Quantidades;
• Classificação e seriação;
• Numerais associados a quantidade
• Distância
• Orientação espaço-tempo
• Peso
• Altura e comprimento
• Tamanhos e espessura;
• Expressão através das artes plásticas e cênicas.



Conteúdos Procedimentais:

• Registro das partes do corpo;
• Músicas que falem do corpo e cuidados com ele;
• Dramatização de histórias.
• Registro de experiências vividas pelo grupo.
• Atividades de higiene diárias.
• Atividades lúdicas.

Conteúdos Atitudinais:

• Hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e na sociedade;
• Respeito e valorização do corpo, família, moradia;
• Identifico todas as partes do corpo respeitando seus próprios limites.
• Integrando com pessoas e ambientes diversificados.
• Respeito a escola, sendo espaço de sua rotina diária.

Situações didáticas:

• Dança e expressão corporal com a música: - Abecedário da Xuxa;
• Música: “A casa” Vinícius de Moraes;
• Situações de pesquisas dos temas a serem trabalhados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.
• Leitura e representação de imagens; ilustração, cartaz e reprodução;
• Dramatização de histórias com a utilização de livros infantis e gravuras;
• Passeios dentro e fora da escola;
• Montagem de cartaz dos temas trabalhados;
• Conversa informal na roda;
• Identificar as semelhanças e diferenças entre seu próprio corpo e das demais crianças através da conversa informal, jogos, e atividades dirigidas;
• Registros através de desenhos, recorte e colagem, maquetes, gráficos e dobraduras;
• Confecção da árvore genealógica;
• Confecção de um álbum da vida;
• Construção de uma carteira de identidade;
• Mural com fotos da família.

Avaliação:
Avaliação: diagnóstica, processual e formativa.Se dará através de observações e intervenções de atividades durante o decorrer do projeto. Será observada a participação, realização das atividades propostas, integração de cada criança com o grupo. Também as observações oportunizarão intervenções da professora em momentos em que os alunos demonstrem necessidade de atendimento individualizado.


Bibliografia:

BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasilia, DF: MEC, 1998.

Dinâmicos. Projetos pedagógicos; Projetos. Disponível em: Acesso em 16 maio 2010.

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