"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

terça-feira, 15 de junho de 2010


Nas aulas de EDUCAÇÃO E SAÚDE da professora Nara Borges trabalhamos com um artigo muito interessante que é importante refletirmos:

TEXTO PACIENTES IMPACIENTES: PAULO FREIRE
Terceiro princípio: Aprender/Estar com o outro

O artigo esclarece que ninguém é totalmente ignorante assim como ninguém é o absoluto detentor do saber. A troca de informação é fundamental, assim como o exercício da escuta e até mesmo a humildade para reconhecer que sempre podemos aprender com o outro.
Enquanto algumas pessoas se sentem superiores, muitas vezes, valorizando apenas conhecimento acadêmico; há outras que se sentem inferiorizadas justamente pela falta de estudo. No entanto não podemos desconsiderar o conhecimento popular, Na verdade, existem tipos de conhecimento diferentes que se complementam. O que se faz extremamente necessário é a troca, o convívio, a aproximação.
Para trabalhar essas idéias em sala de aula representamos um “diálogo dramatizado”, se é que podemos definir desta maneira. No qual os colegas vivenciaram situações de fala/escuta e interação. Procuramos demonstrar que alguém sempre tem algo para nos acrescentar, assim como cada um de nós também pode sempre contribuir com o outro. O que precisa, por vezes, é simplesmente “olhar para o lado”.
A técnica utilizada foi a seguinte:
_ elaboração de fichas com informações pertinentes entre si, exemplo:
Estou com fome. / Tenho uma maçã.
_a turma foi dividida em dois grupos com o mesmo número de alunos em cada.
_um grupo retirou fichas contendo a parte inicial de cada situação e o outro grupo retirou as fichas com a informação complementar.
_solicitamos que um aluno do primeiro grupo lesse a sua ficha em voz alta e outro colega do grupo oposto, que julgasse pertinente, respondesse. Mais que isso, interpretasse a situação lida.
Assim foram se formando diálogos cooperativos que ilustraram perfeitamente a idéia principal do texto.

Componentes do Grupo: Camila Blanco, Giana, Kelly, Liane, Thaís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário