"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

quinta-feira, 17 de junho de 2010


Na aula de Prática Pedagógica III, Educação Inclusiva, da professora Nara Borges, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a deficiência visual, com a presença e o relato de uma portadora da deficiência, Salete, juntamente com suas colegas, que trabalham na sala de recursos (sir visual). Com a palestra foi nos exposto um pouco de como é ser um deficiente visual, o que se sentem, as dificuldades, e os sentimentos. Tivemos oportunidade também, de conhecer um pouco mais sobre os materiais especiais utilizados nas salas de recurso, alguns ate mesmo foram apresentados, como brinquedos, a Reglete de mesa, alfabeto em relevo, matérias com um diferencial, para o tato. O que foi bastante marcante foi o quanto muito vezes nos subestimamos a capacidade de um deficiente, tratamos como coitados, mas não é a realidade, eles conseguem fazer o que qualquer pessoa dita normal faz, mas da sua forma e respeitando suas limitações.
É muito importante nos como futuros pedagogos, tenhamos esse olhar sensível, para que possamos sempre incluir as pessoa à nossa sociedade com o respeito que merecem, e porque não começarmos ali na nossa sala de aula?Com nossos alunos da educação infantil? Quando se é construído com os alunos que cada um é diferente do outro, respeitando o tempo de cada um, é possível que eles se tornem adultos sem preconceitos, respeitando a identidade de cada ser humano.

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