"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

domingo, 13 de junho de 2010



Tema: Alimentação
Título: Divertido Prato Colorido
Professoras: Camila Blanco, Giana Galimberti, Kelly da Costa, Liane Borges e Thais Lermen
Período: Aproximadamente 3 meses
Turmas: Berçário á Jardim B


Justificativa:

A escola é fundamental para formação social, cultural e profissional do aluno, devendo ser utilizada como ambiente para promoção de saúde. Uma escola promotora de saúde gera autonomia, criatividade, participação e visão crítica, onde alunos, professores, funcionários, pais e comunidade atuam em conjunto possibilitando ao educando o pleno desenvolvimento físico, mental e social.
“A educação nutricional visa á modificação e melhorias dos hábitos alimentares a longo prazo, tornando-se um elemento de sensibilização e reformulação das distorções do comportamento alimentar. A Educação Nutricional é conteúdo previsto dos Parâmetros Curriculares Nacionais e é trabalhada de forma discreta nas escolas infantis como temas transversais ou nas aulas de ciências.” (ARAÚJO,Lívia A. , Nutrição para Educação Infantil; UNEC,2008)
É essencial estabelecer vínculos entre a escola e situações do dia a dia, favorecendo o uso dos conhecimentos e competências que o aluno possui. Levar a criança a experimentar novos alimentos na escola é um ótimo meio de transformar sua atitude diante das refeições em sua própria casa, ou seja, a criança aplica suas descobertas no ambiente familiar.
Nos dias atuais observa-se que há grande incidência de doenças causadas por indisciplina alimentar. Através do projeto Divertido Prato Colorido salientamos para a importância da conscientização de hábitos saudáveis desde a infância.

Objetivo Geral:

Valorizar a importância do consumo de alimentos que promovam saúde, reconhecendo seus benefícios para o desenvolvimento infantil.

Objetivos específicos:
Identificar diferentes tipos de linguagens;
Expressar suas preferencias e respeitar a opinião do outro;
Socializar conceitos elaborados e conteúdos;
Encorporar ao cotidiano a aceitação de alimentos saudáveis;
Conscientizar-se da importância do exercício da prática dos hábitos de higiene;
Familializar-se com diferentes alimentos através de seu manuseio;
Classificar alimentos por atributos (origem, cor, tamanho, textura, estrutura);
Elaborar regras de convívio social para saída de campo;
Sensibilizar as crianças sobre a importância dos hábitos alimentares
Identificar o processo pelo qual o organismo faz o aproveitamento dos alimentos.
Esclarecer sobre a necessidade de plantar para colher.
Estimular as crianças a conhecerem o valor nutritivo das frutas.
Conhecer a parte do corpo humano responsável pela digestão.
Propiciar que bons hábitos alimentares se tornem rotina.

Metodologias/Ações
Avaliação nutricional (pela nutricionista do posto de saúde);
Experiência do Feijão com algodão;
Confecção do livro de receitas com sessão de autógrafos;
Seleção da fruta por semana e utilização da mesma na culinária;
Prática de hábitos de higiene;
Construção da pirâmide alimentar;
Oficinas culinárias(exploração do prato colorido);
Origem dos alimentos: animal, mineral, vegetal;
Classificação dos alimentos;
Visita a feira e preparação de um sopão;
Elaboração de um panfleto e distribuição a comunidade escolar;
Organização de um espaço para a horta;
Elaboração de musicas, versos, rimas, charadas e histórias com nomes de alimentos.
Momentos de troca de idéias com a comunidade escolar, sobre o desenvolvimento do projeto.

Redes de Apoio:
Ao longo do desenvolvimento do projeto, a escola contará com o apoio da equipe clinica e nutricional do posto de saúde da comunidade.

Avaliação:
A avaliação se dará através de observações e assembléias com a escola e comunidade escolar durante o decorrer do projeto. Será observada a participação, realização das atividades propostas, integração de cada criança com o grupo. Também as observações oportunizarão intervenções da professora em momentos em que os alunos demonstrem necessidade de atendimento individualizado.

Bibliografia:

ARAÚJO, Lívia A., Nutrição para Educação Infantil; UNEC,2008

BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

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