

Gênero Sexualidade e Poder: foi apresentado o filme “Das tripas coração”, sua narrativa é construída a partir do sonho de um interventor que chega a um tradicional colégio feminino para encerrar suas atividades e, nos cinco minutos em que aguarda a reunião decisiva, adormece e sonha com todas as mulheres, entre alunas, professoras e demais funcionárias, que percorrem os corredores da instituição. O filme se desenrola durante esses poucos minutos de sonho, quando esse homem se verá no cotidiano frenético da escola, ou melhor, no que ele imagina ser o cotidiano com todas aquelas mulheres: professoras histéricas e invejosas, adolescentes rebeldes, descobrindo a sexualidade e vivendo em um ambiente opressor, ele próprio componente das relações de poder que se desenvolvem ali.

O debate nos proporcionou uma reflexão sobre a construção de generos que criamos em cima de nossos(as) alunos(as) e de como é necessário desconstruir alguns esteriótipos induzidos e reproduzidos na escola, tanto por professores(as), quanto pelos(as) próprios(as) alunos(as).

O gênero da docência: O Clube do Imperador conta a história de William Hundert (Kevin Kline), um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.
Devemos refletir em busca da transformação, nas práticas pedagógicas, principalmente dos trabalhos em grupo, pois a troca de conhecimento é essencial para o crescimento de todo ser humano.


Epistemologia feminista: Apresentado com o filme “O sorriso de Mona lisa” que faz um retrato minucioso da mentalidade dos anos 50, relativamente às mulheres. Todas aquelas expectativas de casar aos 20 e poucos anos, ter filhos e ser acima de tudo boa esposa, mãe e dona-de-casa foram postas de causa por Katherine, levando as suas alunas a fazerem as suas escolhas por sua livre vontade. A luta da mulher pra se libertar dos costumes, opressões e discriminação aos setores gerais da sociedade
Filme muito bom!
ResponderExcluir^^