"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

domingo, 25 de outubro de 2009

Gênero, sexualidade e educação

Estamos realizando um seminário de estudos da obra de Guacira Lopes Louro Gênero, Sexualidade e Educação na disciplina de Educação e Gênero da professora Simone Dornelles onde já foram apresentados os seguintes assuntos:

- A emergência do Gênero e algumas questões fundamentais sobre o estudo das relações de gênero enfatizando o significado da palavra gênero, seu conceito, sua transformação e a identidade sexual. E foi apresentado também o documentário “Nem gravata nem honra”, onde revê algumas posições e questionamnetos de mulheres e homens destacando seus papeis em relação ao gênero do universo feminino.







Gênero Sexualidade e Poder: foi apresentado o filme “Das tripas coração”, sua narrativa é construída a partir do sonho de um interventor que chega a um tradicional colégio feminino para encerrar suas atividades e, nos cinco minutos em que aguarda a reunião decisiva, adormece e sonha com todas as mulheres, entre alunas, professoras e demais funcionárias, que percorrem os corredores da instituição. O filme se desenrola durante esses poucos minutos de sonho, quando esse homem se verá no cotidiano frenético da escola, ou melhor, no que ele imagina ser o cotidiano com todas aquelas mulheres: professoras histéricas e invejosas, adolescentes rebeldes, descobrindo a sexualidade e vivendo em um ambiente opressor, ele próprio componente das relações de poder que se desenvolvem ali.





-A Construção Escolar das Diferenças foi o assunto que o nosso grupo (Kelly, Thais, Liane e Carolina) estavamos encarregados de apresentar, ao desenvolver do trabalho foi surgindo muitas idéias e reflexões, então decidimos apresentar um filme comentado onde as discussões fossem levantadas de forma construtiva no decorrer do mesmo para a busca permanente do nosso conhecimento. O filme “Clube dos Cinco” nos mostra a relação de cinco adolescentes que em virtude de terem cometido pequenos delitos, são confinados no colégio em um sábado, tendo que escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, no decorer do dia começam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.
O debate nos proporcionou uma reflexão sobre a construção de generos que criamos em cima de nossos(as) alunos(as) e de como é necessário desconstruir alguns esteriótipos induzidos e reproduzidos na escola, tanto por professores(as), quanto pelos(as) próprios(as) alunos(as).




O gênero da docência: O Clube do Imperador conta a história de William Hundert (Kevin Kline), um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.
Devemos refletir em busca da transformação, nas práticas pedagógicas, principalmente dos trabalhos em grupo, pois a troca de conhecimento é essencial para o crescimento de todo ser humano.



Um filme muito tocante, que mostra um garoto que gosta e/ou pensa que é uma menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família deve então viver com a possibilidade de que ele seja gay e deve superar todos os transtornos que a situação gera, um filme que traz uma realidade, que muitas vezes não sabemos como agir, trabalhar as diferenças faz parte da formação do pedagogo.







Epistemologia feminista: Apresentado com o filme “O sorriso de Mona lisa” que faz um retrato minucioso da mentalidade dos anos 50, relativamente às mulheres. Todas aquelas expectativas de casar aos 20 e poucos anos, ter filhos e ser acima de tudo boa esposa, mãe e dona-de-casa foram postas de causa por Katherine, levando as suas alunas a fazerem as suas escolhas por sua livre vontade. A luta da mulher pra se libertar dos costumes, opressões e discriminação aos setores gerais da sociedade

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