"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sábado, 31 de outubro de 2009

Pluralidade Cultural, um bem necessário...!


A diversidadade é inerente ao ser humano. Respeitá-la é portanto, uma questão de necessidade. Mas não basta! Mais que respeito, é preciso que as diferentes culturas se interrelacionem e dialoguem em paz. Só assim o processo de construção e evolução permanente das sociedades e das pessoas está garantido. Afinal, o que seria do Brasil sem essa tal de interculturalidade?! Com ela, todos têm a ganhar com a tolerância, o respeito e a reciprocidade.

Em entrevista para a revista Projetos Escolares, o professor Rafael dos Santos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) relata suas expêriencias e a importância do diálogo entre as culturas e como influência na realidade escolar.

Relata que existem vários termos quando falamos em diversidade cultural, como pluralidade cultural, interculturalidade e multiculturalismo. Nas aulas de Curriculo e Cultura da professora Eunice Nonato ao estudarmos conceito estruturante ficou esclarecido que Interculturalidade seria uma cultura interligada que o professor entrevistado complementa: “interculturalidade tem esse vies de se trabalhar pelo diálogo e sempre reconheço a impotância de se fazer intercambios” . Já o multiculturalismo caracteiza-se pela convivência de diferentes culturas (não interligadas) apenas como forma de mantê-las isoladas, sem um viés de cruzamento, de diálogo ou de mistura, assim como nos relatou a professora Eunice agindo somente com tolerância ao outro.


Cada um de nós tem suas pluralidades e vários aspectos que compõem o ser, faz parte da própria condição humana, seja da perspectiva do coletivo ou do indivíduo. E todo esse somatório de características, diferenças e interferências, é articulado a partir do livre arbítrio de cada um. É necessário que o pedagogo(a) em sua ação saiba como trabalhar a diversidade cultural, sempre utilizando da interdisciplinariedade para conscientizar á todos de que somente atráves da pluralidade teremos cidadãos que respeitem e valorizem as mais diversas culturas.

Autora: Kelly Jeziorski

Nenhum comentário:

Postar um comentário