"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Lúdico na Educação Infantil



O brincar em situações educacionais, proporciona não só um meio real de aprendizagem como permite também que adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as crianças e suas necessidades. No contexto escolar isso significa professores capazes de compreender onde as crianças “estão” em sua aprendizagem e desenvolvimento geral, o que, por sua vez, dá aos educadores o ponto de partida para promover novas aprendizagens nos domínios cognitivos e afetivos. Muitos adultos valorizam o brincar da boca para fora. Este trabalho embora centrado principalmente nos educadores da Ed. infantil, tem o objeto de ajudar todos aqueles que influenciam as vidas das crianças e ajudam a perceber como brincar pode ser verdadeiramente utilizado para o desenvolvimento e a aprendizagem durante toda a vida. O brincar é, portanto, o processo quanto modo: como as crianças e os adultos consideram certos objetos ou eventos indica se eles estão ou não agindo de maneira lúdica. “O brinquedo cria uma Zona de Desenvolvimento Proximal na criança”. (Oliveira, 1977: 67), lembrando que ele afirma que a aquisição do conhecimento se dá através das zonas de desenvolvimento: a real e a proximal.  A zona de desenvolvimento real é a do conhecimento já adquirido, é o que a pessoa traz consigo, já a proximal, só é atingida, de início, com o auxílio de outras pessoas mais “capazes”, que já tenham adquirido esse conhecimento. 
 
O brincar é uma necessidade Básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu  nível básico de ação real  e moralidade" (Vygotsky, 1998).

Um comentário:

  1. Olá meninas, o blog de você está de parabéns, bem colorido mostrando a identidade de cada uma. O lúdico se resume não somente no brincar, mas brincar no construir, partilhando os saberes. O perfil de vocês diz tudo sobre isto.
    Abraços,
    Dione.

    ResponderExcluir