"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

sábado, 12 de dezembro de 2009

O gênero da docência


- Qual o gênero da escola?
A escola é feminina, por ser espaço de atuação das mulheres, a atividade escolar é marcada pelo cuidado, pela vigilância e pela educação, tarefas tradicionalmente femininas. Além disso, os discursos pedagógicos (teorias, legislação, normatização) buscam demonstrar que as relações e as práticas escolares devem se aproximar das relações familiares, devem estar embasadas em afeto e confiança e conquistar a adesão e engajamento dos estudantes em seu processo de formação.
A escola é masculina, pois se lida fundamentalmente com o conhecimento e esse conhecimento foi historicamente produzido pelos homens. Ainda que as agentes de ensino possam ser mulheres, elas se ocupam de um universo marcadamente masculino, não apenas porque as diferentes disciplinas escolares se construíram pela ótica dos homens mas porque a seleção a produção e a transmissão dos conhecimentos (os programas, livros, as estatísticas, os mapas, etc.) são masculinos.
-> O que fica evidente é que a escola é atravessada pelos gêneros, difícil decidir qual a resposta mais adequada, é impossível pensar sobre a instituição sem se refletir sobre as construções sociais e culturais de masculino e feminino.

2 comentários:

  1. Kelly, Priscila e Thaís,
    Boa reflexão sobre as características patriarcais da instituição escolar marcadas por práticas educativas caracterizadas pelo que, tradicionalmente, as sociedades compreendem como exercício maternal.
    Sinalizam as aprendizagens construídas na disciplina de Educação e Gênero.
    Parabéns,
    Professora Simone

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