"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Observações em sala de aula


Observação Feita no Colégio Americano, observei uma turma de segunda série onde se divide por sete meninas e dezessete meninos, total de vinte e quatro alunos com a faixa etária aproximadamente de sete a oito anos. A turma ao chegar em sala de aula, com sua autonomia senta em seus respectivos lugares, individualmente, logo a professora de inglês os troca de lugar, devido a conversa e ao "agito" dos alunos. A professora começa a aula, e então no decorrer do ano, ela trabalha em cima dos conteúdos dados pelas outras professoras fazendo a tradução do português para o inglês, um projeto interdisciplinar. A professora no primeiro momento explica e esclarece dúvidas em português logo repete em inglês, possibilita a participação dos alunos e também escuta as perguntas sempre,interagindo com os mesmos. Com relação a sala de aula, pude observar a organização dos móveis existentes, trabalhos expostos realizados pelos alunos. Entre professor e alunos, percebe-se carinho entre ambos, existe respeito e afetividade. Diante de situações imprevistas, alguns alunos ficam um pouco retraídos já outros fazem perguntas. Em caso de desavenças a Professora pede silêncio, pede para não bater nos colegas trazendo a violência como exemplo de atitudes erradas, ruins e também a falta de respeito. Vejo que a língua inglesa tem grande importância no desenvolvimento do aluno, para desenvolver suas potencialidades individuais e ao mesmo tempo o trabalho coletivo Assim, o aluno pode perceber que através do seu trabalho e do seu esforço ele pode transformar e intervir no meio onde vive, e que a escola é um dos caminhos para que isso aconteça.

Priscilla Ramilla.


Nossa observação foi feita na escola de educação infantil São Guilherme, uma escola comunitária, que é localizada no bairro Partenon,observamos a rotina do Maternal II, uma classe onde havia 2 professoras para 11 alunos, 8 meninas e 3 meninos.
Durante nossa observação fizemos algumas anotações sobre a sala, uma sala ampla que possui banheiro integrado, adaptados para as crianças, a sala é organizada com armários colchonetes, muitos brinquedos pedagógicos, cartazes de ajudante do dia, hora da higiene, mural aniversário, números de 0 a 5, cantinho do tempo, hora da história , varal das atividades, árvore de natal.
As crianças estavam sentados em cadeiras ao redor de uma mesa conversando sobre assuntos de casa, cantaram musiquinhas enquanto esperavam o lanche, a professora colocou músicas e chamou os alunos para dançar. Todos demonstraram muita alegria e felicidade, a professora possui o domínio da turma e todos escutam atentamente.
Foi muito gratificante perceber que existem escolas comunitárias bem organizadas, com uma ótima infra-estrutura,onde as crianças demonstram através de sorrisos a alegria de estar em um lugar que proporcione integração,motivação e vontade de aprender, cada vez mais.

Kelly da Costa e Thais Lermen

Um comentário:

  1. gostei muito do blog de vcs, a propósito...
    quando tiraram aquela foto do perfil??? 9-)
    bjo.

    ResponderExcluir